Blog Luis Machado

Presidente dos EUA muda política ambiental de lá e foca a Amazônia

Presidente dos EUA muda política ambiental de lá e foca a Amazônia

Presidente dos EUA muda política ambiental de lá e foca a Amazônia

Presidente dos EUA muda política ambiental de lá e foca a Amazônia

Em pacote sobre o clima, Biden mira gás e petróleo e cita proteção da  Amazônia - 27/01/2021 - Mundo - Folha

Dizem que para um bom entendedor, uma palavra basta. E basta lê as notícias desta quarta-feira(27), para concluir que o novo presidente norte-americano vai pressionar o Brasil por mudanças na política ambiental, a ponto de falar da Amazônia como se propriedade deles fosse.

Medidas marcam uma guinada em relação à política ambiental adotada por seu antecessor, Donald Trump. ‘A meu ver, já esperámos muito tempo para lidar com esta crise climática. Não podemos esperar mais’, disse o presidente, que colocou mudanças climáticas no centro de sua política de segurança.

Em uma série de ordens executivas assinadas nesta quarta-feira (27), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, instruiu o governo federal a não autorizar novas perfurações de petróleo e gás em suas terras, eliminou subsídios aos combustíveis fósseis e ordenou a transformação da frota de carros e caminhões do governo em veículos elétricos, entre outras medidas que marcam uma guinada em relação à política ambiental adotada por seu antecessor, Donald Trump.

O presidente, que chamou esta quarta de “Dia do Clima”, anunciou ainda a organização, por parte de seu governo, de uma Cúpula de Líderes Climáticos em 22 de abril, Dia da Terra e quinto aniversário da assinatura do Acordo de Paris. Jair Bolsonaro será convidado para integrar essa Cúpula de líderes? Para alguns analistas, possivelmente, não.

Bem, como ninguém é tão ingênuo assim, o fato é que, na esteira da temática acerca do clima e, considerando que eles sabem até mais do que nós, o quanto somos ricos em minérios e biodiversidade em fauna e flora, irão, sim, chegar agora com muitíssimo mais cede ao pote, no tocante ao que eles chamam de “patrimônio de todos” e que por sermos o “pulmão do mundo”, é preciso, segundo os neo-colonialistas (liderados por Macron e companhia) agir. Cabe a nós, brasileiros, agora, mais do que nunca, prestar atenção ao rolo compressor que se avizinha.

Comento, argumento, só não invento!

WhatsApp do editor do Blog Luís Machado: (81) 98732.5244.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes