Blog Luis Machado

Notícias

A HUMILHAÇÃO POR PARTE DE UMA AUTORIDADE É MAIS DESASTROSA

Desembargadora do TJ-SP relata ameaça e pede punição a Eduardo Siqueira:  'Pessoa desagradável'
Desembargador Eduardo Siqueira, quando rasgava o auto de infração, feita pelo Guarda

Não é novidade que, querer exercer algum tipo de autoridade sobre alguém, é próprio da natureza humana e isso se faz necessário, especialmente nos tempos atuais, diante da complexidade da vida humana em que a inversão de valores é algo que salta aos olhos.

Mas, quando o exercício dessa autoridade se reveste de autoritarismo e arrogância, aí as consequências são desastrosas, em prejuízo dela própria e, por extensão, de todos ao redor. Exemplo disso, foi o caso do desembargador Eduardo Siqueira, do TJ-SP, que humilhou um guarda municipal em Santos-SP, que lhe aplicou multa, por desobediência a decreto que obrigava o uso de máscara, enquanto o magistrado caminhava na praia.

Por conta disso, O ministro pernambucano Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizou nesta sexta-feira (18) o depoimento do citado desembargador, a pedido a Procuradoria Geral da República. A investigação foi autorizada pela Corte Especial, formada pelos ministros mais antigos do tribunal. A data do depoimento ainda será marcada pela PGR.

Na decisão, o ministro decidiu ainda levantar o sigilo do processo e determinou que o Conselho Nacional de Justiça forneça uma cópia de um procedimento instaurado pelo órgão para apurar a conduta do desembargador. O relator também determinou que a oitiva de Siqueira seja feita diretamente pelo Ministério Público Federal.

Desse imbróglio todo se pode tirar uma conclusão muito simples: Tudo ocorreu por conta da falta de sensatez e humildade do desembargador que, por conta do cargo, achou que, naquele momento estaria acima de um simples agente de trânsito. Esqueceu que, num estado democrático de direito o maior e mais importante é quem age conforme a norma jurídica e que ninguém, absolutamente ninguém, pode está acima da Lei. Humildade e caldo de galinha não fazem mal a ninguém!

Comento, argumento. Só não invento!

WhatsApp do editor do Blog Luís Machado: (81) 98732.5244.

2 thoughts on “A HUMILHAÇÃO POR PARTE DE UMA AUTORIDADE É MAIS DESASTROSA

  • Nilzete veras

    Humildade não faz mal a ninguém, mas arrogância traz profundos prejuízo à sociedade e a si próprio

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá