Blog Luis Machado

Notícias

Vereador Adeildo da Igreja pavimenta o caminho rumo à Prefeitura de Jaboatão

Eleições 2020 - Conheça Adeildo da Igreja: concorrendo ao cargo de vereador  em Jaboatão dos Guararapes-PE pelo PL - Diário do Rio de Janeiro

O coração tem razões que a própria razão desconhece“. Certamente o leitor do blog Luís Machado já ouviu esta frase, dita pelo genial francês Blaise Pascal, cujo prolóquio mostra a oposição do autor, ao racionalismo puro. Pascal, um filósofo, físico, inventor, teólogo e matemático, nasceu em 1623 e faleceu em 1662, com apenas 39 anos, em Paris.

Ora, a razão aqui, desconhecida pela própria razão, tem tudo a ver com uma situação nada convencional, implementada pela Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife que, visou assegurar a Presidência da Casa, por dois mandatos consecutivos de dois anos cada, ao Vereador Adeildo da Igreja (PL). Isso foi possível, através de resolução que alterou o Regimento Interno da Casa, em 2017. Com isso, Adeildo presidiu, portanto, a Câmara, nos biênios 2017/2018 e 2019/2020.

Adeildo da Igreja, que cumpriu seus dois mandatos bienais (de 2017/2018 e 2019/2020 em dezembro passado), foi agora em janeiro reeleito para o terceiro biênio consecutivo, de 2021/2022. Só que sua “proeza” não para por aí. Já articulou com seu Grupo de parlamentares, sua recondução e de forma antecipada, para o biênio de 2023/2024. Ou seja, a exemplo do que ocorreu em 2017, também agora, segundo informações divulgada no Blog Ponto de Vista, reunir-se-ão os senhores vereadores, em 20 de março, para assegurar ao presidente Adeildo da Igreja, sua continuação, na presidência da Câmara, no biênio de 2023/2024.

Pelas peculiaridades da matéria, há que se perguntar, acerca do porquê de tamanha longevidade em torno da liderança de um Vereador, num Parlamento que tem 27 vereadores? Bem, aqui a pergunta assume contornos importantes, visto que, ao contrário do que pensa o desavisado eleitor de Jaboatão, “o buraco é mais embaixo”. É que, se em 2017 havia certeza de que o Presidente da Câmara teve o apoio e interesse do Prefeito Anderson Ferreira (PL), desta vez, parece que já não é bem assim que a banda toca.

É sabido que Anderson movimenta-se para emplacar sua candidatura ao Governo do Estado, em 2022. Em sua ausência, assumirá o vice, Luiz de Medeiros (cunhado do Prefeito), que, uma vez no cargo de Prefeito, será candidato natural à sucessão de Anderson, em 2024. É aí que entra a engenharia política de Adeildo e seu Grupo apoiador. Sim, porque, na ausência de Anderson, não há alguém tão competitivo para ganhar as eleições de 2024, quanto o atual correligionário e presidente da Câmara de Vereadores.

Só que, considerando que até 2024 muita água vai rolar, desta vez a movimentação de Adeildo, em torno da aludida presidência da Casa e, pelos comentários de bastidores, acendeu de vez, todas as luzes vermelhas no “Palácio da Batalha” e por uma razão maior: Os Ferreira fazem política em família e, para adentrar o bloco monolítico deles, com alguém de fora, é algo praticamente impensável. Especialmente, quando o assunto está circunscrito nesse jogo posto no tabuleiro do xadrez, em Jaboatão dos Guararapes.

Basta lembrar do que se comentou exaustivamente, na campanha, acerca da candidatura do eleito, vereador Pastor Ginaldo (homem de confiança do Prefeito), cuja eleição era tida como certa, a fim de que fosse o mesmo eleito presidente da Câmara, projeto esse abortado, razão pela qual trabalhou-se com mais afinco, na exitosa manutenção do atual presidente Adeildo da Igreja. Adeildo é articulador e talentoso. É acima de tudo, determinado. Foi todo esse tempo leal ao prefeito, mas não é tolo nem ingênuo. Se não houver um fato novo e relevante, sabendo navegar pelas turvas águas da política jaboatonense, terá tudo para ser Prefeito de Jaboatão e por razões óbvias.

Comento, argumento. Só não invento!

WhatsApp do editor do Blog Luís Machado: (81) 98732.5244.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá