Blog Luis Machado

Notícias

Arthur Lira retira, nesta sexta-feira, jornalistas do comitê de imprensa da Câmara, causando constrangimento

Resultado de imagem para fotos do plenário da Câmara dos deputados

Presidente da Câmara instalará o próprio gabinete no local. Repórteres ficarão em sala provisória e sem acesso direto ao plenário por até um ano enquanto outro espaço é reformado.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), determinou que os jornalistas desocupem nesta sexta-feira (12) o Comitê de Imprensa, local onde trabalham os repórteres que fazem a cobertura das atividades legislativas. No lugar, ele instalará o próprio gabinete.

A partir da semana que vem, os profissionais da imprensa irão para uma sala provisória ao lado, bem menor do que a atual, por tempo indefinido. Os jornalistas perderão o acesso direto ao plenário de votações.

Além disso, com a mudança de local do gabinete da Presidência, o presidente da Câmara não precisará mais transitar pelo Salão Verde, espaço de circulação da Câmara, onde as autoridades costumam ser abordadas pela imprensa.

Decisão da Câmara de mudar o lugar do comitê de imprensa provoca críticas

Decisão da Câmara de mudar o lugar do comitê de imprensa provoca críticas

Obra

Uma sala próxima ao Comitê de Imprensa, hoje ocupada pela Primeira Vice-presidência, será reformada para abrigar o novo local de trabalho dos jornalistas. Não há, porém, estimativa de custo. Segundo técnicos, a transferência para o local definitivo pode levar até um ano.

A decisão de remover os jornalistas do Comitê de Imprensa, que funciona no mesmo local há cerca de 50 anos, ocorreu uma semana após Lira ter sido eleito presidente da Câmara.

Inicialmente, Lira queria que a imprensa fosse transferida para uma sala em um andar abaixo do atual, ainda mais distante do plenário e sem contato com as atividades parlamentares.

Após a repercussão negativa entre deputados e entidades, Lira manteve a decisão de ocupar o espaço do Comitê com o seu gabinete, mas concordou em ceder um novo local para destinar à imprensa.

O Comitê de Imprensa atual tem 288 metros quadrados e 54 mesas de trabalho. Em grandes coberturas jornalísticas, as mesas chegavam a ser compartilhadas por até duas pessoas, dobrando a capacidade. A sala provisória tem cerca de 100 metros quadrados e deverá receber cerca de 40 mesas menores.

Fonte: G1.

Comento, argumento. Só não invento!

WhatsApp do editor do Blog Luís Machado: (81) 98732.5244.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá